Quem está em busca de crédito, colocar seu maquinário como garantia pode ser uma alternativa atraente e tentadora. Saiba hoje todas as suas alternativas de empréstimo com garantia de maquinário.
O empréstimo com garantia recebe esse nome pois se refere a uma modalidade de crédito na qual o cliente transfere para uma instituição financeira a posse de um bem como garantia de pagamento.
Isso significa que o proprietário continua com a posse do maquinário e pode usufruir do bem, podendo até alugá-lo.
Porém, a posse fica atrelada à instituição, pois caso as prestações não sejam pagas em dia, a financiadora ou banco poderá tomá-lo para saldar a dívida.
Mesmo envolvendo o risco de perder um patrimônio, o empréstimo com garantia é consideravelmente vantajoso para os dois lados.
A maioria das instituições que operam com esse tipo de empréstimo aceitam imóveis, veículos e até maquinários como garantia.
Também existe o empréstimo consignado, uma vertente que utiliza rendimentos como aposentadorias, salários, décimo terceiro e restituição de IR.
O penhor também opera com o mesmo princípio, mas com foco em joias e objetos de valor.
O processo de contratar um empréstimo com garantia é semelhante a qualquer outra operação de crédito.
É simples, primeiramente você faz um cadastro para analisar seu crédito disponível.
A principal diferença está na questão da garantia que envolve algumas etapas a mais.
Além disso, é necessário apresentar documentos que comprovem ser dono da propriedade.
A questão jurídica tende a tornar o processo um pouco mais longo do que em um empréstimo que não envolve garantias.
Primeiramente, avalie se essa linha de crédito é ideal para a sua empresa.
Em segundo, avalie de qual forma o valor será investido.
Algumas utilizações geram benefícios de curto prazo, como por exemplo, capital de giro.
Ao aumentar os estoques, os resultados destes recursos tornam-se visíveis em alguns dias, seja aumento nas vendas ou aumento na continuidade dos seus negócios.
Até pouco tempo, empréstimo com garantia por outro lado, não era muito conhecido no Brasil. Poucos bancos trabalhavam com essa modalidade e um número restrito de correntistas tinham acesso.
Esse cenário começou a mudar desde que a lei ficou mais flexível e permitiu eliminar algumas burocracias.
Além disso, empresas de tecnologia estão investindo para simplificar o processo e aumentar a oferta desse tipo de crédito.
Dessa forma, é possível solicitar um empréstimo com garantia em bancos grandes, médios, pequenos, financeiras e fintechs.
Contudo, ao invés de consultar cada uma delas individualmente, você pode utilizar a plataforma gratuita da Credmáquinas e comparar com os nosso profissionais as modalidades ideais para você. Comece agora mesmo clicando aqui!