Troca de dívidas
Reduza o valor de suas dívidas
Aquelas empresas que estão inadimplentes têm algumas opções para aliviarem essa situação como devedores. Uma delas é a troca de dívidas, também conhecida como portabilidade de crédito. É uma modalidade pouco conhecida, mas que tem benefícios exclusivos, ainda mais para os empresários que estão buscando melhores condições de pagamento e menores taxas de juros.
O que é troca de dívida?
A troca de dívida consiste no processo de substituir um débito caro, com altas taxas de juros, por uma opção mais barata e fácil de quitar. Este recurso permite a transferência de uma dívida contraída em uma instituição financeira para outra de escolha do consumidor com taxas menores.
Neste processo é possível economizar e trocar uma determinada dívida para outro banco que ofereça condições mais baratas, com taxas menores, diferentes números de parcelas e valores mensais. É uma opção legal regulamentado pela resolução nº 4.292 do Banco Central do Brasil desde 2013. Ou seja, além de todos seus benefícios, ainda é uma modalidade totalmente segura.
Como fazer troca de dívida?
É um processo simples e pouco burocrático. O primeiro passo a ser seguido é analisar a situação financeira da empresa. É importante saber sobre o orçamento mensal, todas as dívidas, valores, números de parcelas e taxa de juros. Desta forma, é possível avaliar a portabilidade de crédito para empresas, considerando os limites e possibilidades financeiras de forma segura e consciente.
Após entender a situação e encontrar a empresa ideal, é hora de realizar a troca. Para fazer esta portabilidade, será preciso conseguir junto à instituição financeira que concedeu crédito dados do contrato e a papelada referente à dívida. Com os dados em mãos, será a hora de negociar e entrar em um acordo com a nova instituição financeira.
Ao encontrar a melhor opção para o seu caso, recomendamos analisar a nova proposta com calma. Somente assim, será possível pagar a dívida com mais tranquilidade e segurança. Depois de ter certeza da decisão, é só realizar portabilidade de dívida com a nova instituição.
Benefícios da troca de dívidas
Um grande problema das dívidas é que elas podem se tornar maiores ao longo do tempo, por causa das taxas de juros, ainda mais as que não são pré-fixadas. Situações como essa são frequentes e levam muitas pessoas a inadimplência e ao aperto financeiro. A troca de dívidas traz diversos benefícios para evitar que uma pequena dívida se torne uma bola de neve, que só aumenta.
A possibilidade de trocar uma dívida mais cara por uma mais barata, a portabilidade tem mais benefícios. Vamos conhecê-los:
Economia de dinheiro: economizar recursos é fundamental para manter a tranquilidade financeira em um negócio. Quando se fala de uma dívida de médio e longo prazo, essa importância só aumenta. Ao trocar por opções mais baratas, o empresário economiza dinheiro, que pode ser usado para outras finalidades ou até mesmo antecipar parcelas ou prestações do contrato da dívida.
Unificação das dívidas: Ter diversas dívidas espalhadas pelas instituições financeiras do país pode te confundir com prazos de pagamento, condições e valores. Por isso, fazer a transferência dos contratos de empréstimo ou financiamento para um único banco, também pode ajudar na organização financeira de qualquer pessoa. Esquecer a data de vencimento dos boletos ou controlar diferentes contas em vários bancos nunca mais! Melhores condições: A margem consignável é o valor limite que pode ser comprometido mensalmente com empréstimos, dívidas e cartão de crédito com desconto em folha. Quanto maior o valor da parcela mensal, menor a margem disponível.
Por isso, ao trocar uma dívida mais cara, por uma que tenha menos juros e seja mais barata também, é possível liberar essa margem e as chances de tomar um novo empréstimo aumentam. Além de ter mais tranquilidade financeira para pensar em novos planos e metas.